As startups e o marketing na vida real

Falar em startups começa com a ideia de um produto ou serviço, onde, normalmente, o empreendedorismo pretende alçar voos longos, virar um “unicórnio”. A emoção começa já na sua concepção, quando se pensa na possibilidade de um mercado milionário, se não bilionário. A empolgação segue, principalmente na perspectiva de crescimento somada à necessidade de buscar investimentos.

É nesse momento do investimento para crescer que a startup vai ter que lidar com o desapego de suas quotas de 100% , e, muitas vezes, de sua “gestão plena”. De forma planejada para mitigar riscos de ambos os lados (empreendedor e investidor), há maneiras de transformar a startup em um bom negócio para ser investido. Hoje, cada vez mais surgem modalidades de investimentos, como investidores anjos, fundos, entre muitos outros.

É inegável que em virtude do tamanho do mercado brasileiro, as startups se deslumbrem com um universo de oportunidades e em inúmeros setores. Entretanto, o olhar para o mercado externo para a abertura de novos negócios e criação de produtos/serviços ainda é tímido. Mas cuidado, o “olhar” para o mercado externo não se limita somente a “pesquisa no google”, é também viver a experiência de estar lá.

Vai a dica !!!!

Mais uma vez um time do Cubo Itaú e do Laboratório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab) pegou a estrada para explorar outros ecossistemas de empreendedorismo tecnológico. Dessa vez, fomos à capital da Argentina, Buenos Aires, que concentra grande parte dos hubs, aceleradoras, startups e grandes empresas do país…. “

Fonte: Rafaela Herrera ,head de startups, e Rodolfo Zhouri, head de corporates do Cubo Itaú…

Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/08/startups-argentinas-ja-nascem-mirando-o-mercado-externo-mas-evitam-brasil.htm?cmpid=copiaecola

A criação de um produto/serviço, permite maior competitividade se a startup tiver a ousadia, desde o início de sua concepção, de pensar globalmente. Essa iniciativa faz com que o negócio caminhe para lugares onde seus concorrentes muitas vezes não estão e isso é, sem dúvida,  uma grande vantagem. Essa vantagem, alinhada à uma estratégia comercial de crescimento, pode acelerar o resultado das vendas.

Mas os criadores de produtos/serviços acreditam piamente que estão trazendo algo que vai resolver algum problema e/ou um benefício inédito aos seus clientes. Será? Há um ponto aqui para provocar a reflexão, da importância sobre conceitos de marketing para o lançamento de produtos.

Normalmente, as startups desprendem uma enorme energia na gestão interna que é, sem dúvida, muito relevante, além do operacional na produção de seus produtos/serviços. É inquestionável a importância de uma excelente administração, mas muitas startups se perdem pela carência do planejamento de marketing em conjunto com a área comercial.

Para grandes empresas, o conceito de marketing na forma mais ampla, já faz parte do DNA delas e pode nem ser conhecido pelas empresas iniciantes. Segundo a Definição AMA´s (American Marketing Assossiation):

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, clientes, parceiros e a sociedade em geral. (Aprovado em 2017)”

É claro que da teoria para a prática sempre há uma diferença. O que se vê ainda são lançamentos de produtos/serviços de forma muito incipiente, e operações de vendas demasiadamente singelas. O mercado é implacável e normalmente decreta o falecimento do negócio de forma rápida, ou seja, sem atratividade em resultados concretos das vendas, a probabilidade de investimentos será muito pequena.

Sim, existem formas variadas de suplantar isto, como ter consultorias associadas com experts multissetoriais. As técnicas de metodologias ágeis também têm ajudado a ajustar rapidamente o que se lança, além de outras formas. Estar atento e cuidadoso em como implantar uma estrutura de vendas e sua abordagem aos clientes, têm ajudado muito “startapeiros”. O que não se pode admitir é que será fácil vender porque o produto é “excepcional”.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.